A Igreja de Atos 2 – Primeira semana de setembro

Palavra
OBJETIVO: Levar cada participante a entender o que realmente significa o temor ao Senhor.

CONTEXTO:

A Igreja de Atos crescia, dia a dia, porque eles estavam entendendo o que era o temor ao Senhor. (v. 43)

Temor não significa medo ou terror. Quem teme ao Senhor tem uma correta relação com Deus (de submissão e reconhecimento de sua autoridade).Temer o Senhor é desenvolver uma relação baseada em reverência e respeito por Deus e seus mandamentos.Muitos têm tido uma vida cristã frustrada porque não entendem este princípio (continuam governando suas próprias vidas).

A Bíblia nos ensina que o temor é o princípio da sabedoria. (Pv. 9:10).À medida que o homem passa a temer ao Senhor, começa a obedecer e praticar a Sua Palavra permite então que Ele transforme o seu coração e todo o seu ser.Assim, a vontade de Deus começa a ser manifesta na vida dessa pessoa e ela passa a andar no Seu propósito.

CONCLUSÃO: Quando temos um encontro real com Deus e decidimos nos submeter à sua autoridade (por temor), entramos em um novo nível de relacionamento com o Senhor.

APLICAÇÃO: Aceite o desafio de submissão e temor e comece a experimentar o verdadeiro senhorio de Cristo sobre a sua vida.  “Sujeitai-vos. Chegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós.” Tg. 4:7, 8.

Dica de quebra-gelo
Objetivo: Mostrar que Deus não vê a matéria, mas sim a disposição do coração.

Material usado: Papel e Caneta

Dinâmica: Entregue um papel e uma caneta a cada participante
Peça-lhes que desenhem nesse papel como se veem. Estabeleça um tempo de 5 minutos.
Em um primeiro momento, pode haver certo impasse. Diga-lhes que não é nada artístico, mas, apenas uma forma de auto visão, e com isso as pessoas vão se soltando e começam a desenhar.
Após terminarem, peça para cada um analisar seu desenho e ver se realmente se parecem com ele; vão notar pouquíssima semelhança, pois, não são desenhistas profissionais e às vezes até se decepcionam.
Ao final explica-se o objetivo: Mostrar que independente de como nos vemos, se bonitos ou feios, se gordos ou magros, se brancos ou negros, Deus não nos vê assim.
Deus vê o coração e a disposição para com Ele e sua obra.
Ninguém consegue desenhar o que realmente é, mas Deus sim!

Aplicação: Pergunta: Como está seu coração?

 

Frase para o líder
Um líder que só se preocupa com sua autoridade e sua posição provoca aversão e abandono de seus súditos.

Helgir Girodo