OPOSIÇÃO DO INIMIGO – 02/19

OPOSIÇÃO DO INIMIGO

Adaptado do livro “Personalidades Restauradas”, Ap. Valnice Milhomens

Texto: Neemias 4 e 6 (ORE ANTES DE MINISTRAR).

Introdução: O livro de Neemias apresenta de modo vivo a estratégia do inimigo contra o crescimento da igreja do Senhor. Sambalate é um símbolo de satanás: Ne.2:10. Deus usará esses conflitos para moldar, nos discípulos, uma identidade de combatente que não depõe as armas até a vitória completa.

1º) Escárnio: Ne. 4:1,2 (pode vir daqueles que nos cercam ou de pensamentos, mas a origem é do diabo): 1.1 – o modo de enfrentar: Oração e Trabalho: Ne. 4:4-6.

2º) Conspiração: Ne.4:7,8 (uma nova dimensão de ataque: Não pare!): 2.1 – o modo de enfrentar: Oração e Vigilância: Ne. 4:9.

3º) Ameaças de morte: Ne. 4:11 (satanás quer tirar nossa vida, mas é limitado): 3.1 – O modo de enfrentar: Vigilância cerrada e armada, o encorajamento e o fortalecimento em Deus: Ne. 4:13,14 e Js. 5:19.

4º) Astúcia e falsidade: Ne. 6:1,2 (parece uma tentativa de aliança, de amizade, de dar tréguas mas cuidado…): 4.1 – o modo de enfrentar: Recusar o compromisso com o inimigo: Ne. 6:3,4.

5º) Acusação e Intimidação: Ne. 6:5-7 (tenta denegrir sua imagem diante das autoridades, mentira à despeito de suas palavras; calúnia; tentativa de ferir a sua reputação): 5.1 – o modo de enfrentar: dar uma resposta seca, objetiva e direta, e voltar-se para Deus, fonte de força e proteção. Clamar a Deus: Ne. 6:8,9.

6º) Falsa profecia: Ne. 6:10 (sagacidade diabólica no meio dos seus, parece porta voz da palavra de Deus, tentativa de levar-nos a pensar contra a Palavra de Deus): 6.1 – o modo de enfrentar: Rebater com a Palavra de Deus: Ne. 6:11-14.

Conclusão: O inimigo vai lhe respeitar quando você vencer todas as suas táticas e permanecer em inabalável nobreza: Is. 32:8.