Uma Conquista Superior

Texto: Filipenses 3:14  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Introdução:

                Todos nós temos um desejo de conquistar algo, o Próprio Deus na sua palavra nos incentiva a isto. Neste projeto de vida para 2011 vários alvos foram mencionados tais como, espirituais, matérias e pessoais. Mais o Senhor colocou no meu coração algo que talvez não esteja escrito em nenhum alvo aqui e que deveria estar em todos inclusive no meu.

                Em 1 Coríntios 9:25  Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

Quando Paulo escreve aos irmãos que estavam em coríntios ele fala sobre este conquista superior, o apostolo usa a figura de um atleta para se aproximar da mensagem que queria transmitir.

A coroa que ele estava falando aqui era aquela coroa feita pelos gregos e agora utilizada pelos romanos para premiar o vencedor.

Quando ele fala sobre coroa corruptível esta falando que aquela coroa feita de plantas vai decompor-se com o passar dos dias.

Alguém aqui já recebeu flores? Na hora é algo tão bonito romântico, amável, mais observe que logo aquele buque ou aquelas rosas murcharam, perderam o vigor. Era essa figura que Paulo estava usando aqui para a coroa corruptível.

Por outro lado ele fala da coroa incorruptível que é aquela que não se destroem mais que é para sempre, que em Apocalipse diz;

 Apocalipse 2:10  Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Apocalipse 3:11  Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Sabe irmãos temos um premio a ser alcançado e lutemos pois esse dia esta chegando em que o próprio Senhor da Glória nos coroará.

Paulo trás um alerta que para ganhar a coroa não pode ser de qualquer jeito.

26  Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

27  Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

1  Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar,

2  tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.

3  Todos eles comeram de um só manjar espiritual

4  e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

5  Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.

6  Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

7  Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.

8  E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.

9  Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.

10  Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

11  Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.

12  Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

15  Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo.

16  Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?

17  Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.

18  Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?

19  Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor?

20  Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.

21  Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

22  Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?

23  Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.

Conclusão:

O premio é para o vencedor, a conquista é para aquele que luta.

A bíblia diz:

Apocalipse 2:7  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:17  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

Apocalipse 2:26  Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

Apocalipse 3:12  Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

Apocalipse 3:21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.