Vencendo a Murmuração

Vencendo a Murmuração

Salmos 22:3  Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel.

 

Introdução:

            Os homens falam em media 13 a 15 mil palavras por dia, já as mulheres falam em media 25 a 30 mil palavras por dia segundo pesquisas. Você já parou para  pensar no que você mais fala durante o dia? Os assuntos são diversos; casa, carro, dinheiro, trabalho, filhos, marido, mulher, comida, dividas, doenças e etc.

            Algo que sempre esta na boca da maioria das pessoas é a murmuração.

Murmuração é:

 Dizer mal; maldizer; conceber mau juízo:    

 Falar (contra alguém ou algo); criticar:

 Conversar, difamando ou desacreditando.

 Produzir murmúrio ou sussurro; sussurrar:    

 Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar, resmonear:   

 Dizer mal de alguém; apontar faltas; conceber mal juízo.

Viver insastifeito.

Na Bíblia vemos o povo de Israel murmurando e recebendo juízo por causa de murmuração

Alguns textos do povo murmurando;

Êxodo 14:11  Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?

Êxodo 16:2  Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto;

Êxodo 16:8  Prosseguiu Moisés: Será isso quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão que vos farte, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR.

Êxodo 16:9  Disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos à presença do SENHOR, pois ouviu as vossas murmurações.

Êxodo 17:3  Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?

Judas 1:16  Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.

 

E agora o sentimento de Deus em relação à murmuração:

Números 11:1  Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial.

1 Coríntios 10:10  Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

“O MURMURADOR MORRE ANTES DO TEMPO”

“A MURMURAÇÃO FECHA OS CEUS SOBRE MIM”

 

ENTÃO COMO FAÇO PARA VENCER A MURMURAÇÃO.

  1. 1.      Troque a reclamação gratidão

1 Ts 5:18  Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Efésios 5:20  dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

  1. 2.      Veja um Propósito em todas as coisas.

Romanos 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Gênesis 50:20  Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.

  1. 3.      Adore ao Senhor.

2 Crônicas 20:21  Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Atos 16:25  Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

Salmos 42:8  Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.

Filipenses 4:8  Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Conclusão:

Nossa linguagem precisa mudar, mais só há mudança quando há desejo e força de vontade para mudanças.

Assim como o louvor atrai a presença de Deus a murmuração atrai a presença do inimigo. Quem você deseja estar ao seu lado ou com você.