Lagarta ou borboleta

João 3:3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:7  Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

Introdução:

O momento histórico de nosso país tem mostrado um numero crescente de evangélicos cada vez maior em nossa nação, segundo estudo do IBGE em 2022 os evangélicos serão maioria, Hoje são em torno de 37 milhões.

Mais o que me chama a atenção é que pelo crescimento que já temos era para que muitas coisas tivessem mudadas em nosso cenário nacional, e a grande verdade é que pouca coisa mudou.

Hoje ao invés de termos uma igreja forte e que faça diferença temos uma igreja dividida e que não se envolve com os problemas da sociedade.

Estive já algumas vezes na sessão da câmara de vereadores e mesmo tendo cinco vereadores que se dizem evangélicos o que vemos são testemunhos vergonhosos.

Sem contar na mídia que até atrizes pornográficas vão a publico dizendo ser evangélicas ou evangélicos.

Mais vamos para dentro de nossa comunidade às vezes olho para atitudes, conversas, roupas e fico pensando se tal ou tais pessoas já passaram pelo novo nascimento.

 

O perfil do nascido de novo segundo a Bíblia.

         I.            Consciência de uma nova natureza

ü  Gálatas 6:15  Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.

ü  1 João 3:9  Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado;

ü  João 3:5  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

ü  Romanos 11:24  Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!

ü  Colossenses 3:5  Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;

ü  2 Pedro 1:4  pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,

ü  2 Coríntios 5:17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

ü  1 João 2:9  Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.

ü  1 João 2:6  aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

 

      II.            Ele é um transformador de ambiente.

  • Romanos 12:2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
  • Êxodo 23:2  Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito.
  • Tiago 1:27  A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
  • Efésios 4:23  e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, Efésios 4:24  e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

 

   III.            Nunca espera receber algo em troca, pois sabe que tudo aqui vai passar.

 

  • 2 Coríntios 11:25  fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26  em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
  • 27  em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
  • 28  Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
  • Filipenses 4:10  Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
  • 11  Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
  • 12  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
  • 13  tudo posso naquele que me fortalece.
  • 14  Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.
  • 1 Coríntios 15:19  Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

Conclusão:

Se não sou nova criatura devo hoje me converter e receber de Deus uma nova natureza.