ESCREVENDO A NOSSA HISTORIA

Atos 1:1  Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2  até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3  A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4  E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5  Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6  Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7  Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8  mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 9  Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 10  E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11  e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. 12  Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. 13  Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. 14  Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

TEÓFILO [Amigo de Deus] Cristão a quem Lucas dedicou o seu Evangelho {#Lc 1.3} e o livro de Atos {#At 1.1}.

         Livro em que é continuada a história de Jesus  {#At 1.8}, narrada no Evangelho de Lucas. Em Atos destacam-se duas pessoas: Pedro e Paulo. Mas o papel principal é do Espírito Santo, pois é ele quem guia e fortalece os seguidores de Cristo  {#At 1.8; 2.1-39; 11.12; 13.2,4; 15.28; 16.6}.

Algo que me chama a atenção que a preocupação do escritor era relatar os acontecimentos dos primeiros cristãos.

O escritor entra em detalhes tão importantes que até hoje com mais de 2000 anos serve como norte para os cristãos de todo mundo.

         O livro de atos mostra facetas da igreja judia (Composta por judeus convertidos) e da igreja gentílica (composta por não judeus), o escritor tem em seu coração o desejo de relatar a Teófilo a continuação do ministério de Jesus aqui na terra, mostrando assim que Jesus por meio da sua igreja continua atuante e eficaz.

         Outro ponto importante de se mencionar sobre o escritor, é que quando ele escreve o evangelho há um ponto final na grafia.

         Mais no livro de Atos ele não encerra o assunto tratado, é um texto que fica incompleto, que não teve fim. ATOS 28. 30-31

E ai entra uma das grandezas do livro de Atos que não foi escrito apenas para excelentíssimo Teófilo, mais foi escrito por Lucas na inspiração do Espírito Santo para dizer a todos os cristãos essa é a sua historia e a continuação vocês é que vão fazer.

 Você olha para os relatos de Paulo e não há como se apaixonar pela determinação deste homem de viver intensamente o evangelho.

Olha para o corpo diaconal da igreja e a referencia eram homens cheios de fé.

Olha para igreja unida em um só propósito e coração.

Olha para a luta deste povo e vê perseverança diante de tudo contra.

Olha e vê um povo que por Jesus é capaz de enfrentar um império inteiro com a mensagem do evangelho.

E ai fica a grande pergunta para nós os cristãos do século XXI, QUAL HISTORIA DEIXAREMOS PARA AS FUTURAS GERAÇÕES?

JÁ PENSOU ALGUEM RELATANDO A SEGUINTE HISTORIA;

NO ANO DE 2009 OS CRISTÃOS DE UMA CIDADE CHAMADA PARAÍSO DO TOCANTINS se dedicaram de tal forma ao Senhor que todas as cidades daquele estado foram impactados pela presença de Deus na vida daqueles irmãos.

Na igreja ágape de paraíso houve um avivamento tão grande que pessoas de todas as nações vinham até ela pra ver o que o Senhor estava fazendo naquele lugar.

Na igreja ágape não havia nenhum necessitado por que a mesma era um só corpo e todos se ajudavam.

Conclusão

SABE MEU IRMÃO HOJE ESTAMOS ESCREVENDO A CONTINUAÇÃO DO LIVRO DOS ATOS DOS APOSTOLOS.

EU NÃO POSSSO ESCREVER A SUA HISTORIA!

A HISTORIA QUE VOCE ESTÁ ESCREVENDO PODE SER COMO DO APOSTOLO PAULO, MAIS TAMBEM PODE SER DE ANANIAS E SAFIRA.

E O MAIS IMPORTANTE QUE QUEM NOS AJUDA HÁ ESCREVER ESTA HISTORIA SE CHAMA ESPIRITO SANTO.