PASTOR ANALISA AUMENTO DE DIVÓRCIO

separacaoNa última semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa em que mostra o crescimento do número de casamentos e divórcios no país, sendo o maior desde 1995. Na pesquisa é possível identificar que houveram 959, 9 mil matrimônios. Na mesma proporção os divórcios somaram 188 mil. O CREIO consultou o pastor Gilson Bifano, do Ministério Oikos no Rio de Janeiro, para entender um pouco desse comportamento que se tornou comum na sociedade moderna.

CREIO –  Como o senhor analisa o resultado desta pesquisa?

Gilson Bifano – As pessoas desejam se casar. No fundo cada homem e cada mulher espera isto.  É uma questão teológica. Deus é o criador do casamento e tudo que fez e faz é bom. Casar-se é um anelo, um desejo de um homem e de uma mulher.

CREIO – Por que esses números aumentaram nesses últimos 10 anos?

Gilson Bifano – Talvez pela estabilidade econômica ou pela constatação que a coabitação (união informal) não oferece segurança.

CREIO – Qual o fator principal, que leva as pessoas a se casaram cada vez mais, recasarem e também se divorciarem?

Gilson Bifano – Acho que em relação as duas primeiras partes está no desejo, já mencionado do ideal de casamento. Quanto ao divórcio a questão é mais profunda. O divórcio cresce por muitas razões. Algumas: deficiência da concepção do casamento ser um pacto, uma aliança para toda uma vida. Outro fator também é facilidade de se divorciar no Brasil hoje. Pode-se divorciar até por internet! Os casais hoje, no primeiro conflito, já pensam em se separar. Acham que o divórcio é a solução. Depois descobrem que no casamento seguinte os problemas voltam a aparecer e aí acontece um novo divórcio. Nossa sociedade é pró-divórcio, infelizmente.

CREIO: Por que os solteiros casam cada vez mais tarde e o número de casamentos de recasados são maiores?

Gilson Bifano – Ser solteiro é confortável, por isso as pessoas tendem adiar um compromisso. Mas depois com o passar dos anos percebem que mesmo com vários compromissos é melhor o casamento. Creio que quanto ao número de recasados, passa pela idéia do ideal da busca do casamento perfeito. De recasamento a recasamento, no fundo as pessoas, estão procurando a felicidade e encontrar o par perfeito, isso nunca vai acontecer. 

CREIO – Seja homem ou mulher, o ato de se casar se concebe muito mais tarde atualmente em comparação a um período de 20 anos atrás. O que as pessoas buscam primeiro antes de se casar?

Gilson Bifano – Hoje, infelizmente, as pessoas estão buscando, em primeiro lugar, segurança financeira, o apartamento novo, o curso de pós-graduação, doutorado, etc. Não querem construir algo junto. Já querem começar onde seus pais estão terminando. Isso é muito triste. Esse pensamento tem levado muitos jovens crentes a se relacionarem sexualmente antes do casamento. O que é pecado! Eu me casei, não tínhamos um apartamento, televisão. Fomos construindo juntos.

Por: Vinícius Cintra – Redação Creio www.creio.com.br