O QUE VOCÊ QUER OUVIR DE DEUS NO FINAL? | PR. DOMINGOS JARDIM

O QUE VOCÊ QUER OUVIR DE DEUS NO FINAL? (Josué 13.1)

Introdução: O objetivo dessa palavra de hoje é despertar você para fazer a obra de Deus da melhor maneira possível para que no último dia você receba um elogio de Deus. Esse texto nos mostra o que o Senhor Deus disse a Josué no final de sua vida. Como termina é que conta; melhor do que começar bem, é terminar bem, aprovado em Cristo; é alcançar a incorruptível coroa da vida.“…Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível…” (1 Cor. 9.24-27).

Como você quer terminar a sua caminhada com Cristo? O que você quer ouvir de Deus no final de sua vida?

 

1 – O QUE NOS IMPEDE DE CONQUISTAR TUDO O QUE DEUS PROMETEU?

Vejamos o que nos impede de conquistar as promessas de Deus para a nossa vida:

. Desobediência à palavra e a direção de Deus.

Exemplo: Moisés, quando Deus o mandou falar com a rocha, ele desobedeceu e bateu na rocha com o seu cajado, por causa dessa atitude de desobediência, ele não pôde entrar na terra prometida (Números 20.7-12).

Exemplo: O profeta jovem que Deus enviou a Betel; o Senhor disse que ele não deveria comer, não beber água, nem voltar pelo mesmo caminho, ele desobedeceu e foi morto por um leão (1 Reis 13.1-24).

. Falta de fé e confiança nas promessas do Senhor nosso Deus.

. Omissão… (Tiago 4.17).

. Procrastinação, deixar sempre para depois, para amanhã…

. Infidelidade a Deus e à sua Palavra (Lucas 16.10).

. Olhar para os pecados, os escândalos, as falhas de outras pessoas; se o seu pastor, supervisor, discipulador falhou com você, Jesus nunca falhou, jamais falhará, jamais te abandonará, então, olhe para Jesus.“…corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus…” (Hebreus 12.1,2).

Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. (Rom. 14.12).

Como você quer se apresentar diante do tribunal de Cristo? (2 Cor. 5.10).

. Andar com más companhias, com pessoas erradas. “o vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes” (1 Cor. 15.33).

. Envolver-se com negócios que te levam para fora da missão que Jesus te confiou.Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (2 Timóteo 2.4).

. O pecado da cobiçaidolatriaimoralidadecolocar o Senhor à prova e murmuração (1Coríntios 10.6-10). Por causa desses cinco pecados cerca de um milhão de israelitas morreram durante os quarenta anos no deserto, não alcançaram a terra prometida.

. Perder o foco da visão. “… esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo…” (Fil. 3.13,14).

. Valorizar o cansaço… Exemplo: Esaú, valorizando o cansaço, abriu mão do seu direito de primogenitura, trocando-a por um prato de lentilhas… (Gênesis 25.29-34; Hebreus 12.16).

Um grave problema, é chegar no final da vida e descobrir que não conquistou tudo que Deus gostaria que você conquistasse… A maior de todas as frustrações é chegar no final de vida e ouvir Deus dizer: “Você está velho, avançado na idade, e ainda há muita terra para ser conquistada” (Josué 13.1).

Deus disse: “Eu esperava mais de você; Eu esperava que você conquistasse toda a terra; Eu esperava que você produzisse mais frutos; você deixou a desejar; você não fez tudo o que Eu ordenei que fizesse; você falhou…”

Deus está dizendo: “O seu tempo acabou e você não completou a obra que eu te confiei; você não completou a missão que eu te dei.” O Senhor Jesus deu a cada um de nós uma missão de fazer discípulos. (João 20.21).
Deus está dizendo: “Presta contas da tua administração, da missão que Eu te confiei.”(Lucas 16.2).

2 – AS PROMESSAS DE DEUS NÃO FALHAM.

Todas as boas palavras do Senhor se cumpriram, nenhuma delas falhou.(Josué 21.45).
Se não conquistamos as promessas é por falha nossa; porque todas as promessas de Deus se cumprem no detalhe da vírgula. “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mateus 5.17,18).
Podem passar o céu e a terra, porém, as palavras de Deus jamais passarão. (Mateus 24.35).
O nosso Deus, é Deus de promessa, de aliança, todas as suas promessas são inteiramente confiáveis, Ele nunca falhou e jamais falhará. Nós estamos debaixo das promessas que são superiores a todas as outras. (Hb 8.6).

 

3 – VIVA PARA CONQUISTAR AS PROMESSAS DE DEUS.

Jesus nos escolheu para produzir muitos frutos, porque Ele acredita em você.
“… eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto…” (João 15.16).
O que causou a tua existência foi o propósito eterno de Deus, temos viver para o propósito Deus para a nossa vida.“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações (Jeremias 1.5).

A expectativa de Jesus é que possamos fazer discípulos em todas as nações, para isso, Ele nos capacita com o poder do Espírito Santo. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém (Marilia) como em toda a Judéia (São Paulo) e Samaria (Brasil) e até aos confins da terra” (Nações) (Atos 1.8).
Temos o alvo de conquistar toda a cidade de Marilia para Jesus em nossa geração.

Construir a nossa nova sede. Plantar 100 novas igrejas. Treinar 100 mil pastores e líderes.

Jesus quer que conquistemos a cidade para Ele em nossa geração. (Atos 18.9,10).

Deus quer salvar todas pessoas de nossa cidade. (1 Timóteo 2.3,4).

Temos que realizar o trabalho de Deus agora, enquanto temos tempo, enquanto é possível. (João 9.4).

Faça tudo o que te vier às mãos para fazer, agora. (Ecl. 9.10).

 

4 – COMO DEVEMOS TERMINAR?

. Jesus aos 33 anos disse: “Pai, eu te glorifiquei na terra completando a obra que me confiaste para fazer.”
“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17.4).

A maneira correta de terminar é:

. Com as nossas lâmpadas acesas; o azeite é a unção, a lâmpada é o fogo do Espírito Santo (Mateus 25.1-13).

. Aprovados em Cristo! (Romanos 16.10).
. Cumprindo o propósito de Deus para a nossa geração… (Atos 13.36).

. Declarando como Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4.7,8).

O que o Senhor Jesus quer dizer a você no último dia?

. Servo bom e fiel entra no descanso do teu Senhor. (Mateus 25.21-23).
. Venha bendito de meu Pai, entre de posse do Reino que está preparado. (Mateus 25.34).
                                                                          CONCLUSÃO

Agora é a hora de conquistar tudo o que Deus tem para você. Seja um servo que vai além, faça mais do que te foi ordenado por Deus (Lucas 17.10). Seja sábio na administração do seu tempo (Efésios 5.15,16).

“Só temos uma vida para viver, logo ela passará, só o que fizermos por Cristo, permanecerá.” Faça a sua vida valer, conquiste tudo para Deus agora! Como você quer terminar? Você decide o final da história, como será o final de sua vida, o que você ouvirá de Deus no último dia. Viva de tal maneira que no último dia você possa receber o elogio de Jesus dizendo: “Servo bom e fiel…”Aleluia! Amém!