BENÇÃO OU MALDIÇÃO, A ESCOLHA É SUA – Pr Domingos Jardim

BENÇÃO OU MALDIÇÃO, A ESCOLHA É SUA. (Deuteronômio 30.19)

 

INTRODUÇÃO: A vida é feita de escolhas, e, as nossas escolhas determinam o nosso destino. A Bíblia diz que o povo de Deus é um povo abençoado, mas para viver a cultura da benção, é preciso escolher o caminho da vida, o caminho da obediência ao Senhor, então, as bênçãos virão e nos alcançarão. Existem duas colunas bases para sustentar as promessas da Bíblia: • FIDELIDADE A DEUS • OBEDIÊNCIA AOS MANDAMENTOS DE DEUS. E para que sejamos fiéis a Deus e vivamos em obediência aos seus mandamentos, temos que crer e nos render a Jesus Cristo como nosso único Senhor e eterno salvador. (João 1: 12) (Romanos 10.9,10)

Creio que todos os cristãos preferem a benção do que a maldição. O problema é que nossas atitudes, fruto de nossas escolhas, determinam o que virá sobre nossas vidas, benção ou maldição. O texto bíblico deixa bem claro que a vontade de Deus é que tomemos a decisão certa, que façamos a escolha correta, porque o Senhor Deus quer nos dar a vida plena, e nos abençoar em todas as áreas de nossa existência.

Infelizmente, muitas pessoas que conhecem a Palavra de Deus, fazem a escolha errada, ao pensar que estão aproveitando a vida, curtindo a vida… estão na verdade optando pela maldição, estão escolhendo o caminho da morte eterna. “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão: Maldito serás tu na cidade e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Maldito serás ao entrares e maldito, ao saíres.” (Deut. 28.15-19) Deuteronômio 28.15 -49, nos mostra as maldições que virão como resultado da desobediência a Deus e à sua Santa Palavra. Diante disso, quero mostrar-lhes como ter uma vida abençoada. “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus.” (Deut. 28.1,2)

 

  1. VOCÊ FAZ PARTE DE UM POVO ABENÇOADO

“Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.” (Deut. 28.3) Os filhos de Deus são diferentes, são abençoados, são herdeiros, um povo separado do mundo, do pecado e do mal. “Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus.” (1 Pedro 2.10) (Rm 8.16,17)

 

  1. SEUS DESCENDENTES SERÃO ABENÇOADOS.

“Os filhos do seu ventre serão abençoados.” (Deut. 28.4) Nós não geramos filhos para a maldição, mas para a benção, não geramos filhos para povoar o inferno, mas para povoar o céu; geramos filhos para Deus, homens e mulheres que manifestam o amor, a graça e a glória de Jesus na terra.

 

  1. SEUS NEGÓCIOS SERÃO ABENÇOADOS.

“Como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.” (Deut. 28.5,6) Dinheiro justo, santo, abençoado chegará nas suas mãos, fruto de graça de Deus e de seu trabalho árduo. Todo dinheiro amaldiçoado, amaldiçoa o seu dono.

 

  1. VOCÊ SERÁ VITORIOSO DIANTE DOS INIMIGOS.

“O SENHOR concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete caminhos fugirão.” (Deut. 28.7) Nós não devemos ter inimigos… Mas no momento que você decide ganhar pessoas para Jesus e cuidar bem delas, você passa a ter muitos inimigos no mundo espiritual das trevas, que querem fazer você parar o que está fazendo para Deus, são inimigos da cruz de Cristo.

 

  1. VOCÊ SERÁ PRÓSPERO.

“O SENHOR enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O SENHOR, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá.” “O SENHOR lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.” (Deut. 28.8,11) Creia, com a benção do Senhor nosso Deus, o próximo ano será de conquista em sua vida, você viverá um tempo de bençãos e de restituição. Deus tem prazer em abençoar os seus filhos, Ele gosta de fazer isto, então, prepare-se para viver uma vida abençoada. O caminho da vitória está na fidelidade ao Senhor nosso Deus e à sua santa Palavra.

 

  1. VOCÊ SERÁ SANTO DIANTE DE DEUS.

“O SENHOR fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele.” (Deut. 28.9,10) Santo quer dizer separado, consagrado ao Senhor. Se ouvirmos a voz do Senhor Deus e obedecermos, Ele promete nos proteger e ser inimigo dos nossos inimigos e adversário dos nossos adversários. “Então todos os povos da terra verão que vocês pertencem ao SENHOR e terão medo de vocês.” (Deut. 28.10) “Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.” (Êx 23.22) “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm. 8.31) Diferente dos padrões do mundo, como filho de Deus, a sua vida, a sua casa, a sua empresa, os seus valores devem ser diferentes. O homem natural não compreende as coisas do Espírito Santo, porque lhes parecem loucura…

 

  1. VOCÊ TERÁ PROJETOS E PLANOS ABENÇOADOS POR DEUS.

“O SENHOR abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. O SENHOR fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda…” (Deut. 28.12,13) Novamente o Senhor relembra as condições para a benção e a prosperidade. “…Se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.” (Deut. 28.13) A prosperidade bíblica é fruto de obediência.

 

  1. VOCÊ PRESTARÁ CULTO SOMENTE AO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS.

“Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.” (Deut. 28.14) “Nem para direita, nem para esquerda,” isto é, nem por um caminho nem por outro, mas permanecer firme e inabalável no caminho da vida – Jesus. “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14: 6) (1 Cor. 15.58) Jesus é o Caminho, a verdade e a vida. Não seguir a falsos deuses e nem prestar culto a qualquer outro, senão ao Senhor nosso Deus, por meio do seu Filho amado, Jesus Cristo. Conclusão O Senhor adverte o seu povo: “Entretanto, se vocês não obedecerem ao SENHOR, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão….” (Deut. 28.15) O Senhor nosso Deus não divide a sua glória com ninguém, a adoração deve ser exclusiva a Ele, para glória Dele. Seja obediente e fiel até a morte e o Senhor te recompensará. “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” (Apocalipse 2: 10).

Que caminho você vai escolher, a benção ou a maldição? Escolha o caminho da vida e da benção.