Deus quer te dar um recomeço – Primeira lição de Janeiro 2018 = 01

 BASE: Rute 1:16-17

INTRODUÇÃO:

Certa vez, nos tempos dos juízes, aconteceu uma grande fome na terra. Diante disso, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos (Malom e Quiliom) deixaram a casa em Belém para peregrinar pelos campos de Moabe. Lá, os rapazes de casaram com duas moabitas (Rute e Orfa).  Porém, os três homens da família morreram, restando apenas as três viúvas. Começou então, um grande drama familiar.

DISCUSSÃO:

Por mais que a família de Elimeleque houvesse errado, Deus não abandou Noemi nem as suas noras e lhes deu um novo começo. Diante desta história, vamos aprender mais sobre a restauração de Deus ao que foi destruído em nossas vidas:

1) As escolhas para o recomeço (Rute 1:5)

Diante daquela tragédia, Noemi tinha duas opções: reconhecer que sua família errou ao deixar Belém (que significa “casa do pão”) contra a vontade de Deus, para se aventurar em uma terra idólatra e voltar para o seu povo; ou então seguir adiante em Moabe, longe dos cuidados do Senhor.

Tenho certeza que você já passou por situação parecida, não é mesmo? Não é nada fácil olhar para trás e ver que tomamos a decisão errada, que escolhemos sair da presença de Deus. Mais difícil ainda é ter que olhar para frente e decidir qual caminho tomaremos para recomeçar.

2) Aprenda a recomeçar, apesar das perdas (Rute 1:5-6)

Logo após a morte dos homens da casa, Noemi ficou desamparada. Não tinha ninguém a quem recorrer. Então, ela toma uma atitude que mudou os rumos de sua vida: ela decide voltar para sua terra em busca do recomeço e pede para que suas noras retornem para suas famílias.

Noemi nos ensina uma grande lição nesse momento: ela teve humildade para reconhecer que havia errado e decidiu voltar ao lugar aonde Deus operava.

3) Aprenda a amar incondicionalmente (Rute 1:11-16)

Enquanto Orfa voltou para os seus familiares, Rute, por amor, abandonou o seu povo e os deuses dos moabitas para acompanhar a sogra (já idosa). Rute decidiu enfrentar uma mudança radical em sua vida, cortando os laços com o passado e até com a sua nação, para seguir com Noemi para Belém. Ela disse: “Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (versículo 16).

Esta é, com certeza, uma das maiores declarações de amor e de renúncia encontradas em toda a Bíblia. E é exatamente essa essência que deve caracterizar todos aqueles que decidem recomeçar a vida com Cristo (Lucas 9:62).

4) Deixe Deus te dar um recomeço  (Rute 4: 13-17, Deuteronômio 25:5-10)

Deus disse em Deuteronômio 23:3 que nenhum amonita ou moabita entraria na Sua congregação. Ainda assim, a fé que Rute tinha no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavô de Davi.

CONCLUSÃO:

Quem poderia imaginar que Rute teria um recomeço de vida tão maravilhoso? De estrangeira viúva, ela se tornou integrante da árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:5)! Quando Rute passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!

PARA REFLETIR:

. Qual é a maior dificuldade que você encontra quando percebe que tomou uma decisão errada?

. Você ama a Deus a ponto de virar as costas para o seu passado e caminhar na direção dEle?

. Você já permitiu que Deus te dê um recomeço? Se não, o que te falta?

 

QUEBRA GELO:

Objetivo: Partilha dos sentimentos.

Desenvolvimento: O ambiente deve ser silencioso. Cada um deve pensar em alguém que lhe seja muito importante, para quem gostaria de dar atenção em todos os momentos, alguém que se ama de verdade, que merece todo cuidado.

Entrar em contato com essa pessoa através do pensamento e refletir sobre os motivos que os tornam tão amada.

(Deixar tempo para interiorização).

Agora cada um vai encontrar a pessoa que realmente tem um grande significado especial na sua vida e é responsável pelos seus sucessos e fracassos.

Cada um, em silêncio, se dirige até uma caixa que o instrutor preparou previamente e olha a tampa. A seguir, volta em silêncio para seu lugar.

Depois se faz a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um.

Dentro da caixa, colado na tampa tem um espelho. Para que a pessoa chegue a conclusão que a pessoa que mais merece sua atenção e cuidado é aquela que está refletida no espelho, ou seja: a si mesmo.

Palavra de Deus: Lc 12.1-3 Sl 131

Lembrete:

10 a 13 de fevereiro = Conferencia de Avivamento – PAIXÃO

Será um tempo de investimento na vida de cada discípulo.