FILHOS DE DEUS – Segunda semana de março

FILHOS DE DEUS
Texto base: João 1.11,12

Introdução: O testamento serve para que o patrimônio de uma pessoa, após sua morte, possa ser disposto conforme sua vontade manifestada em vida, respeitadas as restrições legais para aquele que tiver herdeiros necessários (filhos/pais/cônjuges). Jesus morreu para validar um Novo Testamento para você! Mas para isso precisamos saber que:

1 – NEM TODO MUNDO É FILHO DE DEUS

Existem muitos ditados ou provérbios populares que estão na Bíblia:

a) Quem dá aos pobres empresta a Deus (Pv 19.17);

b) Quem com ferro fere, com ferro será ferido – olho por olho, dente por dente (Lv 24.20);

c) Os últimos serão os primeiros (Mt 19.20);

d) Quem planta, colhe (Gl 6.7);

e) Quem semeia vento, colhe tempestade (Os 8.7);

f) A boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34);

g) Dai a César o que é de César (Mt 22.20,21).

Porém: “Todo mundo é filho de Deus” não é bíblico!!!
– Só é filho de Deus quem crê e recebe Jesus! (Jo 1.12). E precisamos estar convictos disso!

2 – NÃO BASTA SER FILHO, TEMOS DE PENSAR  E PORTAR-SE COMO FILHOS

a)      Nova mente – nós temos a mente de Cristo (1Co 2.16); renovar a mente para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12.2).

b)      Novo estilo de vida – deve andar como Jesus andou (1Jo 2.6); em teus passos o que faria Jesus? Jesus vai aonde você vai? Faria o que você faz?

c)      Portar-se como um cidadão dos céus – embaixador de Cristo (2Co 5.20).

d)     Confessar vitória – Jamais dizer, eu não tenho dinheiro. Você pode até estar sem o dinheiro, mas você deve dizer: eu não estou com dinheiro no momento, mas meu Pai é dono do ouro e da prata (Ag 2.8). “O Senhor vai prover”. – Amado(a), as tuas palavras expressarão a tua fé. “Tome cuidado para que as tuas palavras não anularem a tua fé.”

·         Para gozar dos direitos e deveres de Filho de Deus é preciso pensar e agir como filho: Conta-se que um rapaz estava sendo liberado do hospício porque sabia que não era mais um rato. “Parabéns! Muito bem! Você está livre! Pode ir …” diziam todos. Ele pegou suas coisas, despediu-se e saiu. Logo voltou correndo, apavorado! Perguntaram o que foi? Disse ele: Lá fora tem um gato! – Sim, mas, você não sabe que não é mais um rato? Respondeu ele: eu sei, mas o gato não! Kkk – Muitos são filhos de Deus mas correm do diabo!

Conclusão: Você já é filho de Deus? Já recebeu Jesus como seu único Senhor e Salvador? “Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” (Rm 10.10-NVI). Receba agora mesmo e sejas salvo (Rm 10.9). Semana que vem continuaremos com os BENEFÍCIOS DOS FILHOS DE DEUS.

 

QUEBRA GELO:

 

Sou filho de Deus
Objetivo:

Refletir sobre a forma de se tornar filho de Deus.

Material:

01 giz

Procedimento:

– Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.

Cada círculo deve caber todos os participantes.

– Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.

– Falem, apontado para os participantes: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados de Deus.

– Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.

 

– Leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).

– Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.

Em seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.

– Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que…(citando o versículo de João 3. 16)

Nesse momento, os participantes devem passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.

– Quando todos os participantes estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles e a humanidade.

– Leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).

– Para concluir, falem que quando aceitamos Jesus como Salvador, tornamo-nos filhos de Deus, conforme lemos em Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”