Louvor e Adoração

A VERDADEIRA ADORAÇÃO

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4.23).



Adorar é cultuar, ou prestar serviço a Deus de todo o coração (1Cr 16.29, Sl 29.2, 96.9, 99.9).
Adorar não é apenas cantar uma canção que fale da grandeza de Deus, mas é contemplá-lo na perfeição de seus atributos (Sl 27.8) e, crendo Nele, viver de acordo com a sua vontade (Jo 14.15). As Escrituras Sagradas nos convocam a “servir ao Senhor com alegria e a nos apresentar diante Dele com cânticos.” (Sl 100.2).
A adoração, portanto, é o serviço a Deus de todo coração, que se expressa com atitudes, com cânticos, danças, gestos (de joelhos, totalmente prostrado  etc), em verdadeira alegria na presença de Deus (Sl 150.1-6). O coração do adorador está inteiramente envolvido em celebrar Àquele que é o único Deus (Dt 6.4-9), e que é digno de receber a honra a glória , a força e o poder (Ap 4.1, 5.12), aleluia!

O QUE ESTÁ SUBENTENDIDO NO CONCEITO DE ADORAÇÃO?
A obediência ao Senhor é a característica básica do adorador (Dt 28.1).
Um exemplo disso foi dado no sermão do monte, relatado por Lucas, quando Jesus afirmou: “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos mando?”  (Lc 6.46). Não adianta reconhecer o poder e a perfeição do Senhor sem obedecer aos seus ensinos (Jo 8.42, 1Jo 4.20, Mt 6.24).
No Antigo Testamento também podemos ver claramente esta verdade na resposta de Samuel a Saul, quando este desobedeceu a Deus e trouxe ovelhas e gado para sacrificar ao Senhor. Samuel disse ao rei Saul: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (1Sm 15.22).
Portanto, Deus requer, de cada filho seu, uma adoração verdadeira, em obediência e submissão à sua vontade (Mt 6.10, 26.42, Cl 1.9) que é boa, perfeita e agradável (Rm 8.1-2).

O QUE SIGNIFICA “ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE”?
Adorar em espírito e em verdade (Jo 4.23) significa ser um adorador semelhante a Jesus (Jo 17.4) aqui na terra, isto é, ter uma vida diante de Deus e dos homens de acordo com os Seus ensinos (1Jo 2.6). Podemos dizer que a adoração em “espírito” seja a “haste vertical da cruz”, que aponta para os céus – ou seja, quando estamos buscando a Face do Senhor, contemplando-O na beleza de sua santidade (Sl 24.6). É a busca da adoração ao Senhor com o coração purificado, lavado no sangue do Cordeiro (Mt 5.8, 1Jo 1.7).
O salmista nos diz: “Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.” (Sl 27.8). O verdadeiro adorador não busca as “mãos do Senhor”, isto é, as suas bênçãos; mas busca a Face de Deus, ou seja, a comunhão e o relacionamento com Ele (Is 55.6-9).
Adorá-lo em verdade, significa viver dentro de sua Palavra (Mt 7.17-27), fazendo a vontade do Senhor aqui na terra, demonstrando amor uns aos outros (Jo 13.35). O amor é o cumprimento de toda a vontade do Senhor em todas as áreas da vida, em todas as circunstâncias e ocasiões (Gl 5.6, 13, Rm 13.10). E Jesus nos ensinou, de modo prático, a viver em amor (Lc 10.25-37).

POR QUE A ADORAÇÃO É FUNDAMENTAL NA VIDA DO CRISTÃO?
Porque através da verdadeira adoração o crente vai se tornando semelhante a Jesus (I Jo 3:1-3), em seus atributos comunicáveis aos homens, como: amor, fidelidade, bondade, mansidão, paz, etc.
O princípio bíblico que rege a adoração é este: “o adorador se torna semelhante ao Deus ao qual ele adora”, de acordo com o Salmo 115.8. O salmista nos mostra que os adoradores das imagens de escultura se tornam semelhantes a elas: “têm boca e não falam, olhos e não vêem, nariz e não cheiram, pés e não andam, mãos e não apalpam…” Assim como as imagens de escultura estão mortas, da mesma forma os seus adoradores estão mortos espiritualmente. Em contrapartida, os adoradores do Deus Todo-Poderoso, através da íntima comunhão com a doce trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), vão se tornando cada vez mais parecidos com Jesus, o Filho de Deus que se fez homem e morreu por nós…

DESAFIOS PARA A SEMANA:
O Senhor nos tem chamado para a verdadeira adoração. Ele está preparando um grande exército de adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Mergulhe na santidade e entre na plenitude do conhecimento de Deus por meio da verdadeira adoração.

Procure conhecer o Ministério 24 Horas Diante do Senhor, onde você terá a oportunidade de conhecer mais ao Senhor e desfrutar de sua comunhão maravilhosa.

Separe um tempo durante o seu dia e dedique-o à adoração (use os Salmos e veja o Senhor em sua glória, meditando em cada um de seus atributos perfeito.

::POR: PRA. ÃNGELA VALADÃO

IGREJA BATISTA AGAPE

Av Marechal Castelo Branco, 176 - Setor Bela Vista, Paraíso do Tocantins, TO | CEP: 77600-000

(63) 3602-4140